OS PASSOS DO CRISTÃO APROVADO
2 Timóteo 2.15
Atualmente a igreja evangélica brasileira e mais precisamente, cada cristão, tem vivido e sofrido uma crise de identidade a qual tem afetado decididamente nos propósitos e alvos pessoais de cada um deles.
Hoje em dia, o cristão já não é mais conhecido pelas suas atitudes e hábitos que os torna diferentes deste mundo tão padronizado, na verdade ele já nem é mais distinguido, pois a relação igreja-mundo já está tão estreita e intima que se torna tarefa difícil hoje em dia, desassociar o cristão das práticas pecaminosas deste mundo.
Dificilmente encontram-se nas igrejas evangélicas, cristãos que conhecem o caminho em que eles estão trilhando, ou qual é o rumo/alvo/objetivo da sua vida cristã.
2 Timóteo 2.15
Esta carta de 2 Timóteo é conhecida como "Epístola Pastoral" porque contém princípios para o cuidado pastoral das igrejas e também as qualificações necessárias a estes ministros.
Paulo estava preso em Roma e prestes a ser morto (2 Tm 4.6,7) enquanto Timóteo estava na igreja de Éfeso (1 Tm 1.3) exercendo lá o seu ministério. E por meio desta carta Paulo tem o desejo de estar apresentando ao seu filho na fé, Timóteo, as qualificações do bom soldado de Jesus Cristo (2.3) no exercício do seu pastorado.
Paulo estava dando a Timóteo as diretrizes com respeito ao caminho em que ele deveria trilhar e conduzir os seus passos.
Por meio deste texto, Paulo nos apresente 3 passos/pegadas que devemos dar a fim de nos apresentarmos aprovados diante de Deus.
O 1º passo que devemos dar a fim de alcançarmos nossa aprovação diante de Deus é:
I - O Cristão Rumo à Aprovação Deve Andar Sem Repreensão - (2.15a)
Paulo quando escreve isto a Timóteo ele tinha em mente produzir na vida do seu discípulo uma atitude que o levaria a estar constantemente e com muito zelo apresentando-se a Deus de maneira aprovado, ou seja, seria Timóteo separar-se totalmente de tudo aquilo que não revelasse o caráter santo e veraz de Deus, com o intuito de estar se oferecendo como um sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor (Rm 12.1).
A idéia de Paulo não é de que esta atitude de Timóteo em se apresentar aprovado a Deus seja uma única experiência, mas sim um esforço constante e de certa maneira urgente, afinal, ele era o líder da igreja em Éfeso e o fato de andar sem repreensão o tornaria uma pessoa "testada e aprovada" diante de Deus e dos homens, isto é, digno de aplausos e capaz de instruir outros na fé.
Pedro, em 2 Pedro 1.10 incentiva seus leitores a esta mesma atitude de uma procura e esforço constante em buscar a aprovação de Deus, e em 3.15 este empenho deveria ter como propósito apresentar-se a Deus irrepreensível e sem erro algum.
Apresentar-se aprovado a Deus é:
- Ser irrepreensível nas atitudes e palavras;
- Ser separado das tendências pecaminosas mundanas.
O 2º passo que devemos dar a fim de alcançarmos nossa aprovação diante de Deus é:
II - O Cristão Rumo a Aprovação Deve Andar Sem de Deus Se Envergonhar - (2.15b)
Esta mesma idéia de não se envergonhar ou se deixar tomar pela timidez, Paulo escreve em 2 Timóteo 1.7,8 tendo como um possível propósito combater um certo sentimento de medo, vergonha e covardia que estava tomando conta de Timóteo, já que este era novo em idade e se encontrava sozinho em Éfeso liderando toda uma igreja.
Paulo então exorta e diz de que o bom Soldado do Senhor Jesus em nada pode ser tomado pelo medo ou vergonha. Paulo está referindo-se a um trabalhador que fez bem o seu serviço e que pode, portanto, apresentá-lo a seu senhor/empregador sem nenhuma dúvida ou embaraço pensando que o seu senhor irá reprová-lo.
Timóteo está sendo incentivado a não se envergonhar de testemunhar e pregar a palavra de Deus, já que este era seu ministério na igreja de Éfeso.
Por que Timóteo não deveria se envergonhar do Evangelho?
Romanos 1.16
Pedro negando a Jesus - Mateus 26.69-75
Não se envergonhar do Evangelho é:
- Testemunhar de Cristo para qualquer pessoa;
- Assumir uma postura cristã em qualquer circunstância e local.
"O Cristão Rumo à Aprovação Deve Andar em Constante Consagração."
O 3º passo que devemos dar a fim de alcançarmos nossa aprovação diante de Deus é:
III - O Cristão Rumo à Aprovação Deve Andar Sem da Sã Doutrina Se Desviar - (2.15c)
Há algum tempo atrás alguma pessoa disse o seguinte: "A Bíblia é a Mãe das Heresias", e se nós pararmos para analisar esta frase chegaremos a conclusão de que ela está totalmente errada, pois quem cria as heresias somos nós e que apenas nos apoiamos na Bíblia a fim de buscarmos um texto a fim de "comprovar" a nossa teses, ou dar uma "pitada" divina.
Vivemos na época do: "Eu Acho!", somos uma sociedade de "achadores", quando na verdade este texto de 2 Tm 2.15 está combatendo exatamente este conceito de: "Eu acho que a Bíblia está dizendo isto!" ou "para mim é isso".
A idéia de manejar bem a palavra da verdade apresenta para nós qual deve ser nosso real conhecimento e exposição da palavra de Deus, isto é, deve ser sem qualquer desvio da sã doutrina revelada por Deus, porém devemos conhecê-la e declará-la sem qualquer distorção ou interpretação motivada por conceitos puramente humanos e egoístas. Trata-se de um conceito e exposição "reta" totalmente apoiada nos propósitos e nas verdades a respeito de Deus, declaradas nesta mesma Palavra.
Construção de avenidas em São Paulo. O prefeito desapropriou centenas de casas com o objetivo de construir uma avenida reta, sem qualquer desvio.
Manejar bem a palavra da verdade é:
- Saber defender biblicamente a fé cristã;
- Não se desviar da sã doutrina.
Efésios 4.1
Que diante de toda esta falta de identidade como cristãos nós possamos estar nos identificando com Cristo por meio da consagração de todo o nosso ser a Ele.
Pois o cristão que deseja alcançar a aprovação diante de Deus deve:
· Andar Sem Repreensão;
· Andar Sem de Deus se Envergonhar;
· Andar Sem da Sã Doutrina se Desviar.
"O Cristão Rumo à Aprovação Deve Andar em Constante Consagração."
7 de out. de 2010
os passos de um cristao aprovado
Postado por Pr. Elio em 08:28

0 comentários:
Postar um comentário
Comente o post! Deus te abençoe...